Reduzir tempo de abertura de empresas é objetivo do governo para 2019

Em terras brasileiras abrir uma empresa na maioria das vezes poderá levar muito mais tempo que em países do chamado primeiro mundo. Ainda que já tenhamos evoluído bastante e diminuído a burocracia em relação ao passado recente onde levava bastante tempo para se abrir uma empresa no país.

Chama atenção que um país que já foi tido como a oitava maior economia do mundo o país ocupe apenas a centésima nona posição no ranking de ambiente propício para negócios no mundo.

O novo governo tem como objetivo alçar o país aos primeiros 50 lugares nesse ranking. Foram criados grupos de trabalho incluindo membros da sociedade civil e até mesmo do Banco Mundial para facilitar os estudos que possam favorecer estas melhorias.

A meta é bastante ambiciosa e soa como um desafio entanto. Ao mesmo passo que em estados como São Paulo a abertura de uma empresa possa levar apenas cerca de 18 dias em outros estados como no Distrito Federal e no sul do país o tempo pode ser de até 4 meses.

Mas se você pensa que abrir um negócio no Brasil é a etapa mais difícil de um proprietário de negócios, saiba que encerrar um pode ser ainda mais difícil. No país o tempo médio para fechar uma empresa pode levar anos ao passo em que em outros países pode levar apenas meses.

Resta aguardar e verificar se o governo será capaz realmente de desburocratizar a abertura de empresas ou se veremos apenas mais uma promessa de campanha no ambiente de negócios do brasil, sem favorecer ao pequeno emprendedor de fato.

1 thought on “Reduzir tempo de abertura de empresas é objetivo do governo para 2019

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *